Núcleo Psol de Jardim Atlântico

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ideb: Estado do Rio é o penúltimo do ranking

O mau desempenho do Rio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009, divulgado no último fim de semana pelo Ministério da Educação (MEC), apresenta resultados ainda mais preocupantes se forem levadas em conta apenas as escolas estaduais e desconsideradas as instituições de ensino privadas. De acordo com reportagem de Rafael Galdo publicada na edição desta terça-feira do jornal O GLOBO, no caso do ensino médio, em que a situação é mais grave, o índice geral fluminense, de 3,3, cai para 2,8 na rede pública estadual. Nota menor do que a meta definida para o estado (2,9), e que põe o Rio na penúltima posição entre os estados brasileiros nesse ranking, à frente apenas do Piauí e empatado com Alagoas, Amapá e Rio Grande do Norte.

Comissão Especial da Câmara aprova fim gradual da cobrança da contribuição previdenciária de servidores públicos aposentados

Numa derrota para o governo, a comissão especial da Câmara aprovou nesta quarta-feira uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê redução gradual da contribuição de todos os servidores inativos civis. Pelo texto aprovado, a partir dos 61 anos de idade do servidor aposentado, o valor da contribuição será reduzido em 20% ao ano, até chegar à isenção completa, quando esse servidor completar 65 anos. Hoje, os aposentados e pensionistas da União contribuem com alíquota de 11%, que é aplicada ao valor da aposentadoria que excede o teto do INSS, atualmente de R$ 3.416. Pela proposta, ficariam isentos da cobrança os aposentados por invalidez. Para os demais casos, o fim seria progressivo até aos 65 anos de idade.

Até quando Prefeito?


Mensagem de Chico Alencar para Edmilson

"O professor Edmílson é mestre do corpo, da alma, da vida. Não se restringe à sala de aula, ao dia a dia da escola. Professor público, sabe do seu compromisso com uma sociedade melhor, modo e meio de possibilitar futuro para nossa juventude. Sonha alto com o pé no chão. Colocar uma pessoa como Edmílson na Assembleia Legislativa é prestar um serviço ao Rio de Janeiro e combater aqueles que buscam mandato para benefício próprio. Tenho muito orgulho de poder formar, com ele, uma 'dobradinha' de educadores conscientes de sua responsabilidade para com nossa gente. Voto consciente é professor Edmílson!"

Hamilton Assis ;Um více-presidente de luta


O partido Socialismo e Liberdade – PSOL definiu o nome de Hamilton Assis para candidato a vice de Plínio Arruda Sampaio, candidato à presidente da república pela legenda. A escolha ocorreu após o PSOL não conseguir formalizar, como desejava, uma aliança em nível nacional com o PCB.
“Espero, com essa candidatura, dar visibilidade ao segmento marginalizado do povo brasileiro e conseguir fazer mudanças mais profundas que beneficiem essa parcela da sociedade”, disse Hamilton, mandando um recado para a militância do PSOL.
Nascido em Salvador, na Bahia, Hamilton Assis tem 47 anos, é pedagogo, funcionário da rede municipal de ensino de Salvador e militante do movimento negro. Foi um dos fundadores do PT na Bahia, do qual se desligou em 2005 para filiar-se ao PSOL. Já na sua entrada no partido começou a dedicar esforços à construção do Círculo Palmarino, corrente política do movimento negro brasileiro do PSOL. Foi dirigente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) na Bahia, assessor do deputado petista Nelson Pelegrino; presidente da Associação de Moradores do bairro Pau de Lima até a década de 80; e integrante da executiva da Federação de Bairros de Salvador.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Novas filiações


O Partido Socialismo e Liberdade dá as boas vindas aos seus mais novos filiados em Maricá:


Isabella Lima
Matheus Garcia
Jamil Flores
Adalberto Mee
Suellym Ramos

Plínio no Fórum Amazônia Sustentável neste dia 13


O candidato à Presidência da República pelo PSOL, Plínio Arruda Sampaio, será o primeiro participante da série de debates sobre a Amazônia e as eleições 2010 organizada pelo Fórum Amazônia Sustentável.
Plínio participa da discussão promovida pelo Fórum no próximo dia 13 de julho (terça-feira), das 16 às 18 horas, no auditório do edfifício Metropolitan Tower, em Belém (PA). O evento será transmitido ao vivo pelo site www.forumamazoniasustentavel.org.br e os internautas poderão enviar perguntas.

E o drama continua...


Itaipuaçu se transformou em um verdadeiro lixão á céu aberto. Em cada esquina chama a atenção as inúmeras pilhas de lixo e sujeira abandonadas.
A população [e obrigada a conviver com a sujeira, ratos e insetos que se proliferam nos locais.
E a prefeitura nada faz...

Ideb: Estado do Rio é o penúltimo do ranking

O mau desempenho do Rio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009, divulgado no último fim de semana pelo Ministério da Educação (MEC), apresenta resultados ainda mais preocupantes se forem levadas em conta apenas as escolas estaduais e desconsideradas as instituições de ensino privadas. De acordo com reportagem de Rafael Galdo publicada na edição desta terça-feira do jornal O GLOBO, no caso do ensino médio, em que a situação é mais grave, o índice geral fluminense, de 3,3, cai para 2,8 na rede pública estadual. Nota menor do que a meta definida para o estado (2,9), e que põe o Rio na penúltima posição entre os estados brasileiros nesse ranking, à frente apenas do Piauí e empatado com Alagoas, Amapá e Rio Grande do Norte.

MENSAGEM À CIDADANIA


O empenho contra a deterioração dos valores políticos no Brasil me leva até você, para comunicar que disputarei mais um mandato de deputado federal. E para, resumidamente, explicar as razões dessa decisão – minha e do meu partido, o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade – 50).

Postular e exercer mandato público não é ‘carreira’: não se trata, por isso, de uma candidatura ‘natural’. Resulta de avaliação do cenário político do país. Vivemos tempos de perda de conteúdo doutrinário, programático e ético em nossa prática política. A flexibilização das fronteiras ideológicas favorece o vale-tudo da pequena política, das ‘alianças’ estapafúrdias. Tempo de tv e rádio e aporte de recursos – diz-se que com menos de R$ 1 milhão ninguém se elege deputado! – são os fatores que mais pesam.

Nossa candidatura – como as demais, do PSOL – pretende questionar tudo isso, sendo ‘franciscana e clara’, fundada em ideias e causas. Negando a colonização da política pela economia, combatendo a despolitização. Dizendo, sem soberba mas com contundência, verdades inconvenientes. Vamos defender a construção cidadã de um regime republicano real, com democracia participativa, de alta intensidade.

Nesses 90 dias, no corpo a corpo das ruas e nos parcos segundos nos meios de comunicação de massa, afirmaremos quatro eixos: mandato é para representar, não para substituir; público e privado exigem limites claros, e não promiscuidade; parlamento é lugar de dissenso, de embates, de conflitos civilizados entre projetos de reformas estruturais (a começar pela política), de nação e de mundo; hoje, mais do que nunca, é preciso problematizar os fundamentos do sistema produtivista-consumista do modelo vigente, que exaure os recursos vitais do planeta. Em síntese:

Cidadania, República, Democracia e Ecologia, na perspectiva da ressignificação do socialismo libertário no processo histórico.

Através de publicações impressas e dos recursos da internet, vamos difundir e detalhar esses princípios gerais e os programas do PSOL para o estado do Rio de Janeiro, encarnados pelo sociólogo Jefferson Moura e pelo jornalista Milton Temer, nossos candidatos ao governo e ao senado, e para o Brasil, com Plínio Sampaio e sua exemplar trajetória na vida pública.

O resgate da utopia é, para nós, dimensão indispensável. Sem esse vir a ser, a tentação do clientelismo, da hipocrisia e da corrupção – posturas abjetas e dominantes no nosso cotidiano político – são quase incontroláveis. Inspira-nos, entre tantos, nosso Monteiro Lobato, que já em 1923 constatava: “Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que se fez no mundo teve início de outra maneira, mas tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum”.

Conto com o seu voto consciente.
O abraço cidadão do
Chico Alencar

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Psol começa a campanha 2010


Nessa ensolarada tarde de julho, o PSOL/RJ iniciou sua campanha política para eleições 2010 com uma atividade já tradicional na vida do partido e de seus militantes. Poderíamos dizer que foi um “Buraco do Lume Especial”. A grande maioria dos candidatos estava presente e a militância compareceu para saudá-los, mostrando que nessa campanha a disposição não faltará.

Mais uma foto do abandono de nossa cidade


Não precisa dizer mais nada...

Ficha Limpa: TCE entrega lista ao TRE com nomes de políticos que tiveram suas contas rejeitadas

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro já tem em mãos, desde segunda-feira, uma base de dados para deflagrar o processo de combate a políticos condenados, nas eleições de outubro. Foi entregue ao presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, uma lista de 920 nomes de políticos (deputados, prefeitos, dirigentes de autarquias, entre outros) que tiveram as suas contas julgadas irregulares, de 2005 até agora, por decisão definitiva do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ). ( Confira a lista completa dos 920 políticos inelegíveis )
O Ministério Público eleitoral, que recebeu uma cópia, pretende barrar os nomes da lista que aparecerem na relação de candidatos às eleições deste ano. Pelo menos três deputados federais - Solange Almeida (PMDB), Arnaldo Vianna (PDT) e Edson Ezequiel (PMDB) - e três estaduais - Inês Pandeló (PT), Mario Marques (PSDB) e Alair Corrêa (PMDB ) - aparecem na relação do TCE.
Um gestor é condenado pelo TCE quando não presta conta do uso do dinheiro público corretamente ou quando o Tribunal verifica que a utilização dos recursos se deu de modo irregular - superfaturamento na compra de produtos ou remuneração de parlamentares acima dos limites legais.
De acordo com a Lei Complementar 64/90, são inelegíveis "os que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente". O deputado Arnaldo Vianna, por exemplo, teve as contas rejeitadas em 16 processos julgados pelo TCE.
A lista inclui ainda integrantes da família do prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito dos Santos (PSDB) - Narriman Zito e Waldir Zito - e da ex-prefeita de Magé Núbia Cozzolino (PMDB) - Charles Cozzolino e ela própria. Também relaciona os prefeitos de Volta Redonda, Antônio Francisco Netto - e de São Gonçalo, Maria Aparecida Panisset, que não disputarão este ano.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Itaipuaçu é um caso de saúde pública



Esse é o retrato de Itaipuaçu. Lixo espalhado por todos os lados e cantos. Em cada esquina existe um monte de lixo abandonado.
Cadê a prefeitura?

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Hamilton Assis é o vice de Plínio


O partido Socialismo e Liberdade – PSOL definiu o nome de Hamilton Assis para candidato a vice de Plínio Arruda Sampaio, candidato à presidente da república pela legenda. A escolha ocorreu após o PSOL não conseguir formalizar, como desejava, uma aliança em nível nacional com o PCB.
“Espero, com essa candidatura, dar visibilidade ao segmento marginalizado do povo brasileiro e conseguir fazer mudanças mais profundas que beneficiem essa parcela da sociedade”, disse Hamilton, mandando um recado para a militância do PSOL.
Nascido em Salvador, na Bahia, Hamilton Assis tem 47 anos, é pedagogo, funcionário da rede municipal de ensino de Salvador e militante do movimento negro. Foi um dos fundadores do PT na Bahia, do qual se desligou em 2005 para filiar-se ao PSOL. Já na sua entrada no partido começou a dedicar esforços à construção do Círculo Palmarino, corrente política do movimento negro brasileiro do PSOL. Foi dirigente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) na Bahia, assessor do deputado petista Nelson Pelegrino; presidente da Associação de Moradores do bairro Pau de Lima até a década de 80; e integrante da executiva da Federação de Bairros de Salvador.

Entrevista com Isabella Lima

Isabella é uma das jovens mais promissoras da política da cidade e conta nessa entrevista por que escolheu o Partido Socialismo e Liberdade para atuar.

1-Como você avalia o atual cenário da política brasileira?
Vergonhoso ao se avaliar a maioria que não faz juz ao cargo de nos representar.

2-A juventude brasileira tem tido uma participação ativa nas questões do Brasil?
Não da proporção dos escândalos e das atitudes vergonhosas de nossos representantes. Há uma minoria que é ativa em relação as questões do nosso país , mais sabe-se que a grande maioria se acomoda e não toma atitudes ativas nas questões do Brasil.

3-Você acha que os escândalos de corrupção afastam ou motivam os jovens a entrarem na política?
Em si para o adolescente a politica e uma coisa chata e "ponto final", então daí eles já se afastam do meio politico, e ainda vêem esses escândalos, daí gera uma incredulidade maior desmotivando algo que para eles não é tão importante assim.

4-Por que você escolheu o Psol para atuar?
Achei um partido diferente de esquerda, sempre vejo os movimentos do Psol ao lado do povo. E também gosto muito da Heloísa Helena acho ela uma mulher forte, na eleição a qual ela concorreu a presidente, eu assisti no programa "Roda Viva" da antiga TV Cultura e adorei a entrevista dela, o jeito de falar e sua simplicidade, a partir daí me veio uma admiração por ela, e consequentemente pelo partido, bom e além do que tive um incentivo extra para me filiar ao partido .

5-Qual a importância de ser ter um partido com as caracteristicas do Psol para nossa juventude?
De grande importância e valor ter um partido de lutas, de atitude e que não baseia o seu agir conforme a mídia quer, destemido e com atitude , acho que iso foi oque ficou mais forte para mim, é o que seria mais necessário para nossos jovens e adolescentes.

6-Quais os principais problemas enfrentados pelos estudantes em Maricá?
Bem, os problemas iniciam antes de chegar à escola, as dificuldades com a empresa de ônibus, que às vezes não atende os sinais dos estudantes, a falta de cuidado relacionada à saúde dos alunos que bebem de uma àgua impotável e venhamos a ser francos que o modelo de ensino que nossos estudantes merecem esta muito além da nossa realidade, afinal caso não se saiba foi reiniciada as aulas no "Ataliba"(EM Prof Ataliba de Macedo Domingues), mesmo com ameaça da queda da pedra de Itaocaia, esperando assim uma desgraça acontecer para haver um cuidado maior com aqueles que são o futuro do nosso país.

Ponte na Rua 63, em Itaipuaçu, continua em péssimas condições


O bairro de Itaipuaçu, em Maricá, continua sofrendo com o descaso da prefeitura. Uma ponte localizada na Rua 63 continua colocando a vida dos moradores em risco. Ela foi consertada, como sempre, pelos moradores, mais continua em péssimas condições de uso e precisa ser refeita antes que caia. Até uma placa foi fincada às margens do canal pedindo ajuda às pessoas que a utilizam. É muita humilhação. Além disso, temos problemas com a coleta de lixo. Na Rua 36, em frente à subprefeitura, o lixo fica espalhado para todo lado. O descaso é total!!!

PSOL oficializa Plínio


Cerca de 300 pessoas lotaram o Auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa de São Paulo, na manhã desta quarta-feira, para assistir à Convenção Nacional Eleitoral do PSOL, que homologou a candidatura de Plínio Arruda Sampaio para a presidência da república. O evento teve início às 10h30 com a fala de parlamentares do PSOL e diversos intelectuais apoiadores que estavam presentes. Participaram ainda militantes, representantes de movimentos sociais e dirigentes estaduais do partido de diversas regiões do país.“Ninguém está aqui à toa. Todos têm um sonho e eu agradeço por ser o portador dele”. Assim Plínio deu início à sua fala. O candidato destacou a resistência dos brasileiros, afirmando que ela já dura mais de 500 anos. “Nosso povo é oprimido, mas nunca aceitou a opressão, sempre houve resistência”, afirmou.Segundo ele, o PSOL nasceu para fazer a reconstrução da esperança, que o PT representava, mas que se perdeu pelo caminho. “Estamos em outro contexto, diferente da época em que o PT surgiu. Estamos diante de uma sociedade contente, conformadas com o capitalismo, que acha que muito mais do que isso não pode melhorar”, avaliou Plínio, dizendo que as eleições de 2010 serão tão duras quanto a travessia de um deserto. “Não esperemos facilidade e sucesso imediato. Nossa conquista será a da consciência de dever cumprido”, alertou.Plínio reafirmou que as candidaturas do PT, PSDB e PV representam a mesma ordem e que o PSOL quer acabar com a mesma. “Somos a candidatura da transgressão da ordem estabelecida”, destacou, lembrando que o partido tem em seu programa de governo ações que a burguesia não tem o interesse e nem coragem de empreitar, como as reformas agrária da educação e da saúde públicas; o fim à criminalização da pobreza e do movimento de desindustrialização pelo qual o país passa; uma reforma urbana que ataque a especulação imobiliária; e a redução da jornada de trabalho. “A reforma agrária não vai melhorar a produção agrícola, mas sim a vida do povo pobre. A redução da jornada de trabalho não é apenas para gerar mais emprego, mas para proporcionar tempo de lazer ao trabalhador, tempo para que ele possa pensar!”, explicou o candidato.Plínio reafirmou seu compromisso com o socialismo e fez questão de colocar que sua candidatura é do PSOL e que fará a campanha em conjunto com o partido. “Unidos vamos restabelecer e liberar essa esperança e esse sonho que o brasileiro quer colocar para fora!”, concluiu Plínio legitimado pelos aplausos da plateia.

Um mês sem coleta de lixo em Itaipuaçu


Os moradores de Itaipuaçu, em Maricá, pedem SOCORRO. Há quase um mês, isso mesmo, UM mês, estamos sem coleta de lixo, e os roedores já estão invadindo as casas. Não bastassem os BURACOS, agora o lixo também impera.

STF concede liminar a deputada e suspende, pela segunda vez, aplicação da Lei da Ficha Limpa


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Dias Toffoli suspendeu nesta sexta-feira os efeitos de condenação dada pela Justiça de Goiás à deputada estadual Isaura Lemos (PDT-GO), acusada de improbidade administrativa. Toffoli argumentou em sua decisão que a deputada não havia sido condenada por órgão colegiado, mas por juiz de primeiro grau, quando já era titular de foro privilegiado, por ser parlamentar.
"Em sendo assim, não há de ser falar em apreciação específica da inelegibilidade, mas da suspensão dos efeitos da decisão sobre a qual incide o recurso extraordinário (decisão do TJ-GO)", disse o ministro. Esta foi a segunda decisão do Supremo suspendendo os efeitos da
Lei da Ficha Limpa , recém-aprovada pelo Congresso. A primeira foi dada na última quinta-feira pelo ministro Gilmar Mendes em favor do senador Heráclito Fortes (DEM-PI) . A deputada foi condenada pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Goiânia pelo crime de improbidade administrativa. Ela teria se apropriado dos vencimentos dos salários de funcionários comissionados que trabalharam em seu gabinete. A Lei da Ficha Limpa foi um projeto de iniciativa popular, aprovado por unanimidade pelo Senado e sancionado pelo presidente Lula . No dia 10 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a lei, que entre outras coisas, prevê o veto de candidaturas de políticos com condenação na Justiça, valeria já para as eleições deste ano.